.
.

O canal web da Videologia

.

A Beleza é Democrática!


Sim, felizmente, e que assim seja, FOREVER!

“A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão… e as oportunidades de participação na vida cultural da sociedade.”

Quem está por perto sabe que nessas últimas semanas vivi experiências pessoais novas, ricas e muito felizes. Estive na Florida por quinze dias, planejados durante uns cinco meses, num outono que mais parecia ‘verão carioca’. E nestes últimos dias fui para Nova Iorque, durante três dias e ‘no susto’, num outono típico nova iorquino com temperatura média de 10 graus Celsius – super inverno para quem é paulistano. Desnecessário me prolongar sobre a total diferença entre os cenários!

Nestes contrastes percebi a clara influência do clima e da cultura regional na maneira como as pessoas se vestem e cuidam dos detalhes da sua aparência (pele, cabelo, maquiagem, unhas). De modo geral as mulheres, especialmente as que estão no mundo corporativo, têm cuidados diários ‘religiosos’ com cada um desses itens.
Sabemos que quem vive sob temperaturas de 30 e 10 graus Celsius precisam ter diferentes preocupações, por exemplo, com a pele. Para climas quentes a hidratação pode ser mais leve e a proteção solar alta é indispensável. Já para temperaturas mais frias a hidratação precisa ser mais intensa (não se esqueçam que frio e vento ressecam a pele mas também a ‘queimam’) e uma proteção solar do tipo ‘manutenção’ também é importante. Felizmente boas marcas de maquiagem já são formuladas com propriedades hidratantes e FPS – e nós agradecemos por tornarem nossa beleza diária cada vez melhor e mais prática!

O modo de vestir-se e combinar as peças é contrastante! Em Nova Iorque o outono pede mais do que casacos, pede ‘layers’ – ‘camadas’ de roupas ou sobreposições. Isso porque pelas ruas a temperatura é baixa, o vento é gelado mas em todo e qualquer local fechado a temperatura é acolhedora, então ao tirar o casaco você precisa se sentir confortável. Na Florida as roupas costumam ser frescas o suficiente para equilibrar o calor das áreas externas e os ambientes fechados com ar condicionado gelado! Neste caso quando você vive por lá acaba encontrando um guarda-roupa ideal mas se vai a passeio tenha sempre um cardigan à mão.

 

Beleza Democrática

Um detalhe: Em NY é ‘gente pra todo lado’ normalmente andando rápido, a pé, ou usando táxi, mas ainda assim mulheres chiquérrimas ‘desfilando’ para lá e para cá. Salto alto, baixo, botas de todos os tipos, meia calça combinada com saia ou vestidos curtos ou compridos, enfim, de tudo um pouco! Enquanto em Miami, por exemplo, raramente vi pessoas andando a pé, tudo é feito de carro e os calçados costumam ser mais no estilo ‘confortável’.

Circulando entre belas mulheres me perguntava: “Como podem ter uma pele tão linda assim nesse calorão, com tanto sol e cercadas por ar condicionado?” ou então “Com esse frio e vento gelado como não têm peles mais envelhecidas?” Acredito que uma das respostas esteja sim no acesso que elas têm a cosméticos de qualidade superior e tecnologia mais avançada. Mas também acredito que a qualidade de vida em um país ‘à frente’ do nosso seja a base de tudo!

Mulheres altas, baixas, magras ou não, loiras, morenas, ruivas, orientais, negras, num lugar ou em outro, no outono quente ou gelado, o fato é que a Beleza é igualmente Democrática. Dentro das regras e padrões locais é possível também ver muita exceção e, principalmente, a aceitação das exceções e das diferenças. Isso é o que mais chamou a minha atenção porque já é algo que, pessoalmente, valorizo ao extremo!

Parabéns para as americanas que cuidam da sua Beleza sabendo ser livres e inteligentes enquanto circulam entre as diferenças!

Camila Caioni
Beauty Consulting

Artigos que você também poderá gostar:



Camila Caioni é Consultora de Beleza. Tem formação diversificada na área da Estética mas foi trabalhando como Maquiadora que desvendou o segredo da Beleza: ela não é feita de mistérios, é feita de detalhes! Acredita categoricamente no poder do respeito e da comunicação. É defensora da frase "existe solução para tudo". Pensa que Beleza e Vaidade podem ser grandes rivais.



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/7/ef/63/videologia/public_html/videologando/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273