.
.

O canal web da Videologia

.

Ousar na maquiagem de trabalho, pode?


Hoje o texto é especial! Depois da primeira matéria em que falei sobre Tendências de maquiagem recebi a seguinte mensagem de uma leitora:

“Quando pesquiso sobre maquiagem de trabalho na internet as sugestões são sempre as mesmas: usar maquiagem leve e tons neutros. Mas acho que a maquiagem de trabalho também diz muito sobre você. No meu trabalho, como sou advogada, sei que devo usar cores e traços discretos mas acho que poderia ter um toque um pouco mais ousado no olho ou na boca, por exemplo. Talvez mais cor. Mas não sei até onde posso ousar e se posso ousar. O que me diz Cá, posso ou não posso? Se sim, qual é o limite?” T. Almeida

Excelente assunto e questionamento! Gostaria de agradecer essa e outras leitoras que também enviaram suas expressões, demonstrando confiança no meu trabalho!

Tenho a impressão de que vendem o conceito: “Use tons neutros e seja feliz”. Quão simplista!!

Nesse caso “Ousar” envolverá quatro aspectos:

– Como você se maquia habitualmente (estilo e cores)
– Que tipo de maquiagem ‘ousada’ você gostaria de usar
– Se esse “up grade” vai permitir que você se sinta segura e confiante
– Se o seu ambiente de trabalho permite essa mudança

Seja cautelosa ao selecionar as referências para o seu novo estilo de maquiagem. Tente já buscar algo dentro do seu contexto profissional. Se você trabalha em um ambiente corporativo formal, evite buscar ou idealizar makes típicas de ambientes profissionais mais liberais (publicidade, stylist) ou de eventos noturnos (baladas, por exemplo).

É comum ouvirmos duas ‘regras’ quando se trata de Maquiagem x Cor: “A maquiagem tem que ser da cor da roupa” ou “Não se usa maquiagem da cor ou nuance da roupa”. Eu, pessoalmente, discordo de ambas! Você pode ir além dos tons neutros e pode usar cores semelhantes aos tons da roupa. Pode inclusive usar tons perolados (com menos brilho que os tons cintilantes).

Mas para não errar na dose vou te dar uma dica curinga: ‘As cores tem que conversar entre si’, ou seja, harmonia é essencial! Busque harmonia não somente entre make e roupa mas também entre os detalhes maquiagem (cor e intensidade de olhos, boca, blush).

Make-Up-Trabalho

Sugestões para ousar: (1) Delineador nos olhos + Batom de cor marcante (2) Olho bem contornado e muita máscara para cílios – neste look você também pode optar por um batom colorido.

 

Feito isso, abra a sua nécessaire, separe os produtos que vai precisar e transfira para o seu rosto a referência de make que escolheu! Não importa se tiver tido dificuldades, se borrar um pouco, refizer isso ou aquilo, isso faz parte do roteiro! Quando, por fim, tiver concluído o trabalho encare o espelho: Gostou do resultado? Como se sente? Tem vontade de usar alguns lenços demaquilantes? Ou de inventar um compromisso de última hora só pra fazer jus ao “uau!” que você disse em pensamento quando se olhou?

É importante lembrar que no local de trabalho você sustenta uma imagem profissional diariamente, precisa circular com segurança entre seus colegas e superiores, e não pode comprometer seu rendimento só porque ficou encanada com ‘a maquiagem de hoje cedo’.

Se essa experiência fez você se sentir linda e segura: Não tem mais desculpas, você está pronta para ousar!

Se esse não foi o roteiro no seu caso: não há motivo para desânimo. Siga com o ‘time que está ganhando’. Talvez tentar coisas novas aos poucos faça você estar a um passo de ousar na make (e quem sabe na vida)?!

Agora é com você!

O que achou das dicas e sugestões? Se colocar em prática, me conta?!

Camila Caioni
Beauty Consulting

Artigos que você também poderá gostar:



Camila Caioni é Consultora de Beleza. Tem formação diversificada na área da Estética mas foi trabalhando como Maquiadora que desvendou o segredo da Beleza: ela não é feita de mistérios, é feita de detalhes! Acredita categoricamente no poder do respeito e da comunicação. É defensora da frase "existe solução para tudo". Pensa que Beleza e Vaidade podem ser grandes rivais.



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/7/ef/63/videologia/public_html/videologando/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273