.
.

O canal web da Videologia

.

Pelo Encravado – Um Vilão?


Eles incomodam, é verdade. Às vezes deixam um aspecto ruim numa parte visível do nosso corpo, é verdade. Geram uma neura descabida a ponto de levar algumas mulheres a fazer do ‘cutaca-aqui-cutuca-ali’ uma prática regular na rotina de cuidados com o corpo, é verdade.

Ops, “cuidados com o corpo”???

Nem de longe quero me equiparar aos dermatologistas em conhecimento e aptidão ao falar dessa questão, mas a prática profissional (como depiladora) me trouxe muita informação dos bastidores femininos e pesquisando mais a fundo sobre o tema vemos que certas ‘barbáries’ são injustificáveis!

Os pelos encravados de modo simplificados são pelos que, quando crescem, não conseguem romper a pele e acabam crescendo por baixo da camada superficial dela. (Fraquinhos que são, não deveriam ser grandes vilões da inquietação feminina).

Foto: barradatijuca.com.br

Foto: barradatijuca.com.br

Algumas pessoas simplesmente têm uma predisposição para o encravamento de pelos – para estas há poucas soluções definitivas, infelizmente, além da depilação a laser que tende a matar o pelo definitivamente. Em outros casos os pelos encravam em determinadas regiões do corpo por causa do atrito da pele com a roupa que dificulta a saída do pelo, e então ele encrava. Outra questão provável é que, para certas pessoas, determinados tipos de depilação (‘pinçamento’ por aparelhos elétricos ou depilação com cera) favorecem o encravamento.

Foto: Blogs.Atrevida.Com.Br

Foto: Blogs.Atrevida.Com.Br

Se o seu encravamento acontece em regiões de atritos com roupas tente ajustar as peças e usar roupas mais soltas, ou variar por exemplo o uso de calça jeans com calça social, saias e vestidos. Teste variar o modo como se depila e note se há uma melhora (se costuma usar aparelhos que fazem pinçamento, tente depilação com cera, ou vice-versa). Mas não adianta fazer apenas uma ou duas sessões com o método novo, é necessário uma frequência suficientemente maior de observação para então concluir se foi melhor ou não – tenha paciência.

De modo geral uma esfoliação local pode facilitar a saída do pelo: dê um certo tempo para que ele cresça e ‘entenda’ o rompimento com a pele e crescimento natural. Não deixe para cuidar do que te incomoda um dia antes de colocar biquíni/sunga e ir para a praia, alguns dias a mais já fazem diferença para a pele se regenerar.

Foto: imulher.com

Foto: imulher.com

Muito cuidado meninas (e meninos!) com o hábito de se cutucar, usando agulhas e outros perfuro-cortantes!! O dano que você pode causar para a sua pele e as marcas que vai deixar por conta disso podem ser piores do que simplesmente deixar um pelo-semi-invisivel-mas-encravado ali onde ele está. Sem falar que esse ferimento combinado com a exposição solar deixará manchar em sua pele com certeza! Se o seu caso for mais grave, com vários encravamentos e inflamação você deve procurar um médico dermatologista e levar a sério o tratamento recomendado por ele!

Não confundam vaidade e cuidados com o corpo com obsessão e certos excessos que no final das contas são muito piores do que o problema inicial. Converse com seu médico dermatologista ou com sua depiladora sobre o problema, leia algo a respeito (em fontes confiáveis) e entenda que o tempo pode ser a principal ferramenta para amenizar ou resolver o incômodo encravamento!

Foto: panfleteria.Com.Br

Que a preocupação dê lugar à segurança e liberdade! Que venha o verão!!

Camila Caioni
Beauty Consulting

Artigos que você também poderá gostar:



Camila Caioni é Consultora de Beleza. Tem formação diversificada na área da Estética mas foi trabalhando como Maquiadora que desvendou o segredo da Beleza: ela não é feita de mistérios, é feita de detalhes! Acredita categoricamente no poder do respeito e da comunicação. É defensora da frase "existe solução para tudo". Pensa que Beleza e Vaidade podem ser grandes rivais.



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/7/ef/63/videologia/public_html/videologando/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273